segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Alimentação do Idoso

A alimentação na Terceira Idade

O aumento da população de idosos está acontecendo no mundo inteiro, e isso ocorre em função da melhoria na qualidade de vida, somado ao avanço da ciência e tecnologia aplicados na área da saúde.

Atualmente, sabe-se que as principais causas de morte entre idosos são previsíveis e passíveis de prevenção. Estudos mostram que derrames cerebrais e os infartos são as enfermidades que mais matam idosos no país, e considera-se que é possível reduzir as ocorrências através de um programa efetivo de controle da pressão arterial e através da introdução de hábitos saudáveis. Os programas de prevenção para idosos podem não apenas evitar as mortes precoces, mas também reduzir o sofrimento com as seqüelas de algumas doenças.

É comum a presença de alterações no paladar, devido à diminuição das papilas gustativas que permitem sentir os sabores (doce, amargo, ácido e amargo). Além disso, pode ocorrer alteração na dentição que prejudica a mastigação. Devido a isso, a alimentação deve ser variada e adaptada, para realçar o sabor dos alimentos e torná-los mais fáceis de serem mastigados e deglutidos, mantendo o equilíbrio na oferta de nutrientes.

E fundamental que o idoso apresente uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas, gorduras. Os carboidratos são as principais fontes de energia. Devem ser priorizados os integrais, pois auxiliam no bom funcionamento do intestino, no controle do colesterol e da glicemia. Já as proteínas possuem um papel estrutural. Na terceira idade ocorre perda de massa muscular e, por isso, uma alimentação que atenda à necessidade de proteína é essencial. Ela deve ser de boa qualidade e de acordo com a digestibilidade de cada organismo. E as gorduras auxiliam na absorção de vitaminas e na produção de hormônios. Deve-se priorizar as gorduras poli e monoinsaturadas, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

As vitaminas e os minerais regulam diversas funções no organismo, além de serem poderosos antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e o aparecimento de doenças. Alguns idosos podem apresentar deficiência de vitaminas devido a patologias ou a problemas absortivos.

Também é comum ocorrer perda de apetite. Assim, a refeição do idoso deve ser bastante saborosa e nutritiva. Para isso, o acompanhamento nutricional torna-se necessário a fim de preservar ou melhorar o estado nutricional, contribuindo também para a melhora da qualidade de vida do idoso.

Por: Carolina Duarte - carolina@nutricio.com.br

Nenhum comentário: