sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia Mundial do Celíaco

Neste final de semana, temos o Dia Mundial do Celíaco. Mas, afinal, você sabe o que é doença celíaca? Fique informado lendo o texto da nutricionista Carolina Duarte.

Você sabe o que é doença celíaca? É uma doença autoimune que provoca uma atrofia das vilosidades intestinais através da ingestão de alimentos que contém glúten. Essa atrofia prejudica a absorção de vários nutrientes, vitaminas e minerais.

A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, também, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. Os sintomas em geral são: flatulência, atraso no crescimento, falta de apetite, dificuldade de ganhar peso, diarréia crônica ou prisão de ventre e erupções na pele. Pode ocorrer ainda fadiga excessiva, irritabilidade, anemia resistente ao tratamento e osteoporose.

O tratamento da doença é uma dieta rigorosa, em que devem ser retirados todos os alimentos e preparações que contenham glúten. O glúten é uma fração protéica presente no Trigo, Aveia, Centeio e Cevada. Em alguns casos os celíacos também são intolerantes à lactose, sendo necessário um exame clínico adequado para determinar este diagnóstico. A retirada do glúten não atrapalha o processo de crescimento que se estende até a adolescência, desde que se substitua por outros alimentos sem glúten.

A vigilância da dieta deve ser permanente, já que a ingestão de glúten pode acontecer até sem a pessoa perceber, através da contaminação do glúten. Fique atento a essas dicas:

- Nunca utilize o óleo onde se fritou alimentos que contenham glúten, para preparar alimentos sem glúten para o celíaco;

- Não asse no mesmo forno, ao mesmo tempo, alimentos com e sem glúten;

- Não esquente o pão de um celíaco na mesma torradeira em que costuma-se torrar os pães comuns, pois as migalhas destes, mesmo torradas, podem contaminar o pão sem glúten.

- Não utilize a mesma faca para se passar margarina em pão com glúten e depois passar em bolacha sem glúten;

- Não permaneça no mesmo ambiente quando alguém manipular farinhas proibidas, pois o pó se espalha e pode provocar lesões na pele em pessoas muito sensíveis ao glúten.

- Não reutilize tabuleiros ou formas polvilhadas com farinha de trigo para produtos sem glúten, sem que tenham sido bem lavadas;

- Leia sempre os ingredientes dos rótulos;

- O celíaco NÃO pode comungar com a Hóstia;

- Os medicamentos sob a forma de comprimidos ou cápsulas podem apresentar trigo em sua composição; converse com seu médico para substituí-los pela apresentação líquida.

Ainda assim é possível ter uma alimentação saudável e balanceada sem o glúten. Abaixo estão algumas dicas para a alimentação dos celíacos:

- As farinhas de trigo e centeio podem ser substituídas por farinha de arroz, milho, fécula de batata, fécula de mandioca, farinha de banana ou farinha de quinua;

- Preparações a base de quinua, arroz, soja e milho são ótimas opções para incluir em sua dieta;

- Consuma bastante variedade frutas, verduras e legumes, pois estes alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e para o bom funcionamento do organismo;

- Evite a ingestão de líquidos durante as refeições auxilia o processo de digestão;

- Teste receitas sem glúten, como pães e biscoitos. Varie sua alimentação!

Nenhum comentário: